Utilizado no Brasil desde 1984, o Gás Natural Veicular – GNV está sob a fiscalização do INMETRO, do DENATRAN, do IBAMA e da ANP

A Resolução CONTRAN n.º 292/2008 determina que para liberar o licenciamento, o veículo rodoviário automotor com sistema de GNV instalado deve passar por inspeção de segurança veicular anual.

As Portarias INMETRO nº 122/2002 e nº 190/2003 estabelecem que o Selo do GNV é de porte obrigatório e deve ser mantido junto aos documentos do mesmo. Em algumas cidades já é obrigatório sua apresentação antes do abastecimento, fato que deve ser expandido em breve para todo território nacional

Segurança

O Gás Natural Veicular é reconhecido como um dos mais seguros entre os combustíveis. É mais limpo e menos tóxico. Dissipa-se rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de qualquer explosão ou incêndio. Além disso, a inspeção periódica garante que os veículos com GNV sejam mais conservados e tenham a manutenção sempre em dia.

Meio Ambiente

Por produzir uma queima mais leve e uniforme, o Gás Natural tem um impacto reduzido sobre o meio-ambiente. Veículos movidos a Gás Natural emitem bem menos poluentes comparados aos veículos movidos à gasolina.

Economia

A utilização de gás natural veicular proporciona economia a dois níveis. Por um lado, o gás natural custa cerca de 70% menos que a gasolina por quilometro rodado, por outro não pode ser adulterado.

Para se ter um ideia do tamanho da economia, faça uma simulação neste link:
https://www.comgas.com.br/para-seu-veiculo/

Média de tempo de duração do serviço: 1 hora e 10 minutos